Recrutamento e Seleção: dicas para aumentar a assertividade das contratações

Sabemos que processo de recrutamento e seleção de um novo colaborador não é nada fácil, e pensando nisso, eu trouxe algumas informações importantes que poderão ajudar você a aumentar a assertividade nas contratações da sua empresa, diminuindo os gastos com o alto índice de rotatividade e trazendo para dentro da organização pessoas realmente qualificadas para ocupar o cargo.
Cabe ressaltar, que para ter sucesso no alcance de um objetivo é indispensável planejar e definir etapas que te levarão até ele. No recrutamento e seleção não é diferente, todas as etapas são importantes para que uma contratação seja assertiva. Abaixo listamos algumas das principais etapas que compõem esse processo.
Etapa 1: Alinhamento de Perfil
Essa primeira etapa é fundamental, pois ela irá direcionar todo o processo de seleção. É nesse momento que são alinhadas as competências técnicas e comportamentais necessárias para que o profissional se adeque ao cargo. Esse alinhamento deve ser feito junto ao gestor que irá acompanhar o profissional para que as informações fiquem completas, minimizando as chances de erro.
Etapa 2: Entrevista por Competências
Após o alinhamento de perfil, divulgação da vaga e avaliação dos currículos, esse é o momento de entrevistar os candidatos através da técnica conhecida como Entrevista por Competências, onde será possível avaliar de maneira aprofundada se o candidato atende às competências técnicas e comportamentais definidas no alinhamento de perfil.
Etapa 3: Avaliação Psicológica
Nesta etapa, entende-se que o candidato tem atendido as expectativas do recrutador, contudo, ainda é necessário avaliar os aspectos comportamentais e mentais que muitas vezes não conseguimos validar somente com a entrevista, entre eles, capacidade de controle emocional, respeito a hierarquias, capacidade de adaptação, níveis de agressividade, impulsividade, atenção e raciocínio. Para essa etapa, é necessário ter o apoio de um Psicólogo para a aplicação e análise dos testes.
Etapa 4: Onboarding – Processo de integração
Após a finalização do processo seletivo e a escolha do candidato que será contratado, este é um outro processo muito importante para aumentar as chances de assertividade. É nesse momento que a empresa se prepara para receber o novo colaborador, inserindo-o na cultura e na dinâmica da organização.
Etapa 5: Acompanhamento do período de experiência
O período de experiência, que para a maioria das organizações tem duração de cerca de 90 dias, é fundamental para a consolidação da contratação. Durante esse período é necessário que o líder alinhe as expectativas com o profissional e crie uma atmosfera de confiança e transparência, dando apoio e oferecendo feedbacks sobre o que está adequado e sobre o que precisa ser ajustado.
Seguindo essas etapas acima, a tendência é que a contratação seja bem sucedida e os custos com a alta rotatividade caiam significativamente. É importante que os processos de R&S sejam feitos por profissionais devidamente treinados e capacitados para cada uma das etapas, como psicólogos, administradores e gestores de RH.
Que tal colocar essas dicas em prática e melhorar a gestão de pessoas da sua empresa? Nós podemos te ajudar!
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